domingo, 31 de março de 2013

Kpop sem mini saias: Os grupos femininos podem sobreviver?


Essa semana Saphy, do The One Shots dá a sua visão sobre a nova lei de super exposição sul-coreana, que fala sobre a proibição de mini saias.
Esse conceito é  usado pelos grupos femininos para atrair o público. Você pode ter o tipo de pop como o Girls Generation, o lado excessivamente sexy como o SISTAR ou o estilo hip hop de 2ne1. E não é segredo que a maioria dos grupos femininos tem menos fãs do que os grupos do sexo masculino, eles tem muitas fãs dispostas a gastar seu suado dinheiro com seus ”oppas” favoritos. Se o domínio deles em 2012 era esse, a jornada para o sucesso feminino vai ser ainda mais difícil nos dias de hoje.
Então como é que estas empresas lucram com um grupo feminino? Capitalizando um dos pilares fundamentais de marketing e publicidade. Todos nós já vimos como esses ídolos femininos podem balançar em mini saias e saltos como se não houvesse amanhã, enquanto podemos olhar para elas. Mas, considerando que vem acontecendo coisas que estão tornando as coisas mais difíceis, o que acontece se você tirar esse apelo sexual, a única coisa que funcionou para atrair fãs do sexo masculino?
Nós temos a resposta graças a uma nova lei sul-coreana que entrou vigor em 22 de março de 2013. Como uma das primeiras novas políticas do país, a lei combata a exposição indecente em público e penaliza os autores com uma multa de 50.000 KRW  ( 90 reais). No entanto, a lei não elabora e qualifica sobre o que é a super exposição, levando a muita confusão. Mas pode-se supor que as celebridades usem roupas reveladoras, sofrendo assim um impacto, ou não o fazendo, dando um bom exemplo para o público seguir.
A maior parte dos figurinos, eu acho que as empresas fazem um trabalho bastante decente de incorporar sensualidade, sem deixar ficar muito aparente.  Afinal, todos nós sabemos que o K-pop não é apenas sobre a música, muitos fãs são atraídos para o gênero por causa do aperfeiçoamento que esses ídolos podem mostrar. Se essas qualidades físicas são naturais ou artificiais, eles são colocados em exposição através de roupas curtas que pode fazer qualquer fã ficar com inveja. E, francamente, eles têm todo o direito de mostrá-lo, mas não muito.
Mas agora a mode do K-pop, com mini saias e micro shorts proibidos, o que estas senhoritas irão vestir? E como elas irão saber se é muito curto? Como é que as autoridades determinam assim a proibição de suas saias e vestidos? Será que eles vão todos começar a carregar fita métrica ao redor das mulheres e medir o comprimento? Isso soa como uma receita para um possível abuso de autoridade.
A Coréia já tem um padrão rígido para o que é apropriado para as mulheres e tirando o seu direito de usar roupas curtas parece muito injusto, especialmente quando não há nenhuma menção de uma proibição de homens sem camisa, que pode ser igualmente visto como “exposição indecente”. Quero dizer, algumas podem se ofender com essa visão sexy: homens musculosos sem camisa. E eu ainda não encontrei nada de que isso possa acontecer, uma nova lei.
Tendo em conta os parâmetros e que a lei ainda tem de ser esclarecida, não podemos ter certeza de como ela vai afetar a indústria do entretenimento coreano. Dependendo de sua rigidez, eu prevejo que vamos ver um declínio na área de empresas com grupos femininos e eles serão forçados a trabalhar incansavelmente para encontrar uma nova fórmula e eficaz para substituir.
Você acha que as garotas de K-pop serão capaz de ter sucesso sem seu apelo sexual? Quem sabe? Talvez isso poderia ser uma benção que as empresas se concentrarem mais no talento do que na imagem.

Créditos da tradução: Letícia do Im Yoona Brasil
Fonte:Soompi
Por:Iohana



Nenhum comentário :

Postar um comentário