quinta-feira, 14 de março de 2013

Razões que fazem o Sistar ser DAESE

 
   Existe uma expressão "DAESE" (usada para descrever uma tendência entre a população) que está sendo usada pelo jovens para denotar algo ou alguém que seja legal. Agora está sendo usada como adjetivo para o quarteto Sistar.
   "Sistar" é um quarteto feminino composto por Hyolin (22), Bora (23), SoYou (21) e DaSom (19). Elas debutaram em 2010, com o single "Push Push". Também tem um sub-grupo (grupo menor dentro da própria banda) o "Sistar19", composto por Bora e Hyolin.
   De acordo com a Gallup Korea, baseado numa pesquisa feita ano passado em Maio, Setembro e Novembro entre 4157 pessoas com idades entre 13 a 59 anos, "A Música do Ano de 2012" era Gangnam Style de PSY em 1º, seguido por Alone do Sistar em 2º e Cherry Blossom Ending do Busker Busker em 3º. Em outra pesquisa, dessa vez com 600 estudantes universitários, o Sistar ficou em 1º como a banda favorita entre os jovens na casa dos 20.
   Em geral, no mundo da música, as atividades dos grupos ídolos estagnaram ou declinaram, mas o Sistar é uma exceção. Elas alcançaram o topo das paradas com cada um de seus lançamentos. Começando por So Cool em 2011, seguido por Alone e Loving U em 2012, elas alcançaram o topo do GAON CHARTS, assim como de outras paradas musicais importantes. Recentemente "GONE NOT AROUND ANY LONGER" do Sistar19 alcançou o primeiro lugar e lá ficou por duas semanas seguidas.
   No lado aposto da tendência dos outros grupos ídolos, as pessoas falam que elas "saem da uniformidade". Elas combinam e incorporam muitas características atípicas dos "idols". Especialistas apontam muitos traços no Sistar que diferem do padrão dos outros grupos.
   A primeira coisa é o talento vocal. O comentarista social Ha Jae-geun disse: " Entre os ídolos, existem poucas exceções como o 2NE1, e o Sistar é uma dessas também", e acrescenta "o público começou a ficar cansado dos idols, e elas (Sistar) não cantam apenas bem, mas com talentos além das expectativas." O senhor Ha comentou: "Depois do boom dos ídolos em 2011, programas como I Am a Singer e Imortal Songs tornaram-se sucessos, levantando a questão do talento vocal. Nesse processo natural, bons cantores recebem novamente atenção, e o Sistar foi incluído nesse grupo." O comentarista Im Jin-Mo também disse: "Hyolin e Bora possuem talentos vocais incomparáveis entre os idol groups." Essa é a razão pelo qual o Sistar está criando o paradigma dos Grupos Vocais. Talento vocal também faz aumentar a fanbase do grupo, indo tos típicos adolescentes e jovens nos seus 20 anos, para audiências mais velhas. O executivo Lee Tae-Hyeon disse: "Eu fiquei muito surpreso quando vi Hyolin cantar Cup of Coffee do Shin Joong-hyeon e That Person That Time da Shim Soo-bong no Imortal Songs" e ele acrescenta "já estou velho para gostar de girl groups, mas abro uma exceção para o Sistar, e até mesmo conheço algumas músicas delas". Ele  conclui falando: "Para ser honesto, o Sistar não possui uma beleza única".
   Na festa de aniversário do presidente da Samsung Lee Geon-hi no dia 9 de janeiro no Silla Hotelem Seul, foram convidados Joo Hyeon-mi, Shim Soo-bong, Kim Yeon-ja e o Sistar para se apresentarem. Foi um pouco diferente do que se espera para uma performance feita para executivos acima dos 50 anos de idade.
   Elas também quebram barreiras através das colaborações. No começo do ano, a integrante SoYou lançou  "Officially Missing You Too" com os músicos da banda underground Geeks. A colaboração entre a idol e a banda independente foi muito bem recebida.
   A sinceridade das integrantes, e as atitudes tranquilas também as separam das outras belas ídolos. Em diversos shows de variedades, elas demonstram sinceridade ao invés de repostas cuidadosamente planejadas. Em programas como "Idol Athletic Championship" elas dão tudo de si sem se preocuparem com  a aparência exterior.
   A reposta do público é rapidamente notada em comerciais. Ano passado, o Sistar foi modelo de 15 marcas diferentes. Foram vários tipos de produtos, incluindo café, frango, telefonia móvel, jogos, roupas, vitaminas e carros. Ao comparar com Suzy, que se tornou a sensação retrô dos anos 90 com o filme "Architecture 101", com 12 anúncios, o poder do Sistar fica mais aparente.
   Lee Sang-Geun da Cheil World (grupo líder em publicidade na Coréia) disse: "Nossa pesquisa mostra que o Sistar, diferente de outros idols, possuem uma imagem diferente, por exemplo, elas são associadas como palavras como saúde, sociáveis e confortável" e acrescenta "a influência positiva delas se estende ao público de 30-40 anos." A escolha do Sistar como garotas-propaganda do Korando C* da Ssangyong Motor é o primeiro exemplo disto. O público do Korando C está longe da faixa etária dos 10 aos 20 anos.
   O produtos do Voice Korea da Mnet, Kim Ghi-Woong disse: "Músicas do Sistar estão sendo escolhidas em muitos programas de talento" e continuou "diferente das músicas de outros grupos onde se requer um entendimento dedicado, as músicas delas são mais acessíveis para pessoas mais velhas e outras que gostam de estilos musicais diferentes. O comentarista musical In Jin-Mo acrescentou: "Os idol groups estão com problemas, mas se eles aumentarem seu público, ou mudarem o rumo de suas músicas através dos sub-grupos ou colaborações, eles ainda podem alcançar o sucesso."

* Modelo de Carro

Traduzido por: Luiz Gustavo
Fonte: Star1USA.com   

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